5 dicas de como podemos colaborar com o trabalho dos garis

Oii galera! Já falamos bastante aqui no blog como podemos colaborar com o trabalho do gari descartando corretamente os nossos resíduos, uma vez que ele é bem complicado, trabalhoso, perigoso e delicado. Nesse post, vim trazer outras dicas para ajudar e facilitar o dia a dia desse profissionais.

  1. LIXO NO LIXO: Desde pequenos aprendemos que nao podemos jogar nosso lixo nas ruas e calcadas e que lugar de lixo é no LIXO. Porém, é sempre bom retomar: não jogue resíduos ou entulho nas vias públicas, córregos, lotes vagos, bueiros e encostas. Além de poluir a cidade, o lixo nas ruas entope bocas de lobo e pode provocar enchente;
  2. HORÁRIOS DE EXPOSIÇÃO DO LIXO: Ninguém gosta dos ambientes públicos da cidade lotados de lixo não é mesmo? Então sempre procure respeitar os dias e horários de exposição do lixo para coleta, evite deixar seu lixo na rua por mais tempo que o necessário; Para saber o horário, ligue para o Disque Lixo: 0800-2839887.
  3. DESCARTE DE LIXO: Como já disse antes, falamos em outros posts sobre a maneira certa de descartar o resíduos, mas vou repetir porque é muito importante embalar corretamente seu lixo, em sacolas resistentes, bem fechadas e de tamanho adequado, para evitar que elas se abram e espalhem o lixo nas vias públicas. Lixo não embalado, além de exalar mau cheiro, atrai animais que podem ser portadores de doenças. Proteja o vidro e outros materiais perfurocortantes (estiletes, pregos, lâminas) com material resistente antes de colocá-lo na sacola e pressione as tampas das latas para dentro. Esses materiais desprotegidos podem ferir o gari, mesmo ele usando as luvas protetoras.
  4. RESPEITO NO TRANSITO: Um dos últimos posts aqui do blog foi sobre a relação do transito da cidade com o trabalho dos garis e como isso se configura como um grande perigo para esses profissionais. A velocidade do caminhão de coleta é em média 5 a 7 km/h. É preciso a cooperação dos outros motoristas no trânsito. Infelizmente, muitos reagem com impaciência, não levando em consideração a importância do trabalho realizado pelos garis. Além disso, estacionar irregularmente pode dificultar a circulação de pedestres e o trabalho de limpeza das calçadas e meios-fios. Respeite as regras de trânsito.
  5. DESCARTE DE ENTULHOS E RESTOS DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO: Para o descarte de entulhos e restos de material de construção, deve-se contratar o serviço de empresa especializada que disponibilize uma caixa coletora (caçamba). Móveis e eletrodomésticos velhos não devem ser descartados junto ao lixo comum. Ligue para o serviço Papa Móveis: 3346-6427.

gari 5 dicasgaris 5 dicas 2.png

Fontes:

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&app=slu&pg=5600&tax=35093

http://www.cariacica.es.gov.br/dia-do-gari-profissionais-dao-dicas-de-como-colaborar-com-a-limpeza-publica/

Deixe um comentário